Orquídea

Como manter orquídeas saudáveis e bonitas

Se está interessado em aprender a cuidar de orquídeas e mantê-las sempre saudáveis e bonitas, então continue a ler o nosso artigo de hoje.
Embora muitas pessoas pensem que cuidar de orquídeas é um enorme desafio, a verdade é que cumprindo alguns requisitos essenciais, em tudo comuns a outras plantas, pode tornar-se bastante recompensador e prazeroso, quando conseguimos manter uma planta bonita e viçosa.
Aqui ficam algumas dicas para manter orquídeas saudáveis e bonitas.

Respeitar as condições naturais

Quando você comprar uma orquídea, certifique-se que pode recriar as condições de que a planta necessita no seu ambiente natural. Há diversos tipos de variedades, alguns mais resistentes do que os outros, basta prestar alguma atenção ao rótulo e verificar os requisitos da planta, antes de proceder à compra.
Cuidado com as regas

Regas espaçadas, de 4 a 7 dias, podem ser suficientes para manter as suas orquídeas saudáveis, mas deve ter sempre em conta a estação e temperaturas. Para verificar se a planta necessita de água, basta colocar o dedo na terra e sentir se o solo está seco ou ainda húmido. Se o solo estiver seco, é altura de regar a sua planta. As orquídeas podem exigir diferentes quantidades de água em diferentes épocas do ano, pelo que convém sempre ir verificando!


Fertilização

A maioria das orquídeas beneficia de um fertilizante especifico para este tipo de plantas, que é introduzido como uma solução fraca e aplicado uma vez por semana. Para fazer isso, use apenas a metade do valor mencionado no pacote. O tipo de fertilizante vai depender da variedade e condições oferecidas à planta, por isso, é aconselhável que tenha estes aspectos em consideração.
Transplantação

Mais cedo ou mais tarde vai precisar de mudar as suas orquídeas de vaso.
A transplantação de orquídeas ocorre na primavera e é realizada com o intuito de manter as respetivas plantas estáveis e saudáveis. Para que a transplantação de orquídeas seja efetuada corretamente, é necessário colocar uma pequena estaca na terra para segurar e auxiliar o crescimento das plantas, até que as raízes destas fiquem bem firmes.
Retire a planta do vaso, com cuidado para não danificar as raízes. Lave as raízes e retire os pedaços que estiverem demasiado moles e fragilizados, ou seja, as partes mortas. Coloque a orquídea num novo vaso e adicione o substrato, deixando a planta bem firme. Pressione levemente para manter a planta no sítio, mas não use muita força ou as raízes podem quebrar. Coloque a estaca para suportar a planta durante o crescimento.
Depois de replantar a planta, esta não deve ser regada durante 3 – 5 dias, de modo a permitir a sua recuperação.
Floração

Verifique se a sua orquídea apenas floresce uma vez a partir do ponto da flor ou repetidamente a partir do mesmo ponto. Uma vez que a planta tenha terminado floração o pico deve ser removido, na base com um instrumento afiado para diminuir os danos à própria planta.
Cuidados adicionais

Uma parte importante para manter orquídeas saudáveis e bonitas é ter cuidado com os vários fungos ou parasitas que podem atacar a planta. Tenha o cuidado de isolar qualquer planta que apresente sinais de doença, encontre o tratamento adequado e comece a tratar o mais cedo possível.

 

1 Comentário

Deixe o seu comentário