Orquídea

Dicas e Orientação básica para cultivo de Orquídeas Vanda -dicas e Cuidados

O grupo das vandas são na maioria orquídeas de cultivo de clima quente e sol pleno com flores muito coloridas. Originárias da Ásia tropical, elas se desenvolvem facilmente em climas quentes.

Luz ideal para orquideas vanda

E um fator crítico para a floração da maioria das vandaceas. Existem 3 tipos de vandas de folhas do tipo fita, semi-terete e terete.
O tipo da folha em fita tem a folha larga e plana, enquanto que o tipo terete são de folhas redondas e com formato de lápis apontado e semi-terete são híbridos entre as duas.
O tipo terete necessita de sol pleno e desenvolvem-se melhor em lugares com alta luminosidade.

Temperatura ideal para orquídeas vanda

A maioria das vandas requerem temperaturas quentes a mínima à noite de 13º C é recomendada. A temperatura ideal está entre 16ºC a 21º C à noite e a máxima de 35ºC durante o dia.
Temperatura mais quente significa crescimento mais rápido, que deve ser balanceado com umidade mais alta, movimento de ar e aumento de rega e fertilizante. Os dias devem ser quentes e úmidos para um ótimo desenvolvimento da planta.

Dicas e Orientação básica para cultivo de Orquídeas  Vanda

Dicas e Orientação básica para cultivo de Orquídeas Vanda(Foto: Divulgação)

Modo Rega ideal para orquídeas vanda

Deve ser aplicado copiosamente quando as plantas estiverem em desenvolvimento, mas as raízes devem secar rapidamente. Devido a isto e o sistema de radicular da planta elas são na maioria da vezes plantadas em cachepot de madeira ou em vasos com substrato de granulação grossa. Se o ambiente delas for quente e ensolarado a rega pode ser diária.

Umidade 80% é o ideal. Cultivo em casa colocar a sob a planta uma bandeja com brita e água e o local possuir movimento do ar.

Adubação: aplicar a formulação 20-20-20 uma vez por semana, durante o período de desenvolvimento no calor. Intercalar a formulação 10-30-20 a cada 3 semana para estimular a floração.

Modo Replantio ideal para orquídeas vanda

Deve ser feito na primavera. Plantas em cachepot não necessitam serem replantadas frequentemente. Coloque a planta com o vaso em uma vasilha com água pra que as raízes áereas fiquem mais maleáveis e então mude a planta para um vaso maior. Use substrato de granulação grossa. Mantenha em local sombreado, úmido, mas mantenha as raízes secas até que novas raízes cresçam.

Deixe o seu comentário