Orquídea

Dicas ideais de cultivo de orquídeas – Dicas e Cuidados

Não há grandes segredos nos cuidados com as orquídeas. Aqui, nós do site Cultivando te daremos as principais dicas para o sucesso no cultivo de orquídeas.

Onde plantar Orquídeas

Podem ser plantadas em troncos de árvores. Coloque o substrato entre o tronco e a orquídea e una as plantas amarrando-as com um barbante. Depois que a orquídea criar raízes, retire o barbante. Para o enraizamento ocorrer mais rápido, dilua três gotas de complexo B em um litro de água e borrife a planta uma vez por dia. Só dá certo em árvores rugosas, como palmeiras, cajueiros e jaqueiras. Para apartamentos ou casas sem quintal ou jardim, vaso de barro ou plástico e caixa de madeira são os suportes mais indicados.

Luminosidade ideal para orquídeas

Plante sua orquídea debaixo de árvores. Assim ela receberá luz mais branda, por entre as frestas da copa. Se não for possível, exponha a planta ao sol apenas até as 10h. Isso evitará que ela se queime. Quem tem muitas orquídeas pode coloca-las numa estufa, com telas de sombreamento (sombrites) com densidade de 50% a 70%.

Dicas ideais de cultivo de orquídeas

Dicas ideais de cultivo de orquídeas(Foto: Divulgação)

Substrato ideal para orquídeas

É a base onde as raízes vão se fixar. Apenas orquídeas terrestres a exemplo das espécies “rabo-de-tatu” e “palmeirinha” admitem areia como substrato. Para outras espécies, use casca de pinus, fibra de coco, carvão, brita, caroços da siriguela ousphagnum (tipo de musgo). Oideal é misturar três substratos: casca de pinus, sphagnume brita; ou carvão, fibra de coco e brita, por exemplo.

Adubos ideal para orquídeas

A adubação da orquídea é feita nas folhas. O hora adequado de aplicar o adubo é quando a planta está fria, de manhã cedo ou à noite. Se a planta estiver quente, a reação pode causar queimaduras. Adube sua orquídea em intervalos de 7 ou 15 dias.

Aguaçao ideal para orquídeas

Basta umedecer a planta com um borrifador uma vez por dia. A planta morre mais por excesso de água que pela falta dela. Para saber se está na hora de aguar a orquídea, passe o dedo sobre o substrato. Se ainda estiver molhado, não aplique.

Limpeza ideal para orquídeas

Orquidários  precisam estar sempre limpos. Retire folhas pretas, queimadas, tanto as que estão na planta como as que caíram. Isso evitará a contaminação por fungos.

Não há grandes segredos nos cuidados com as orquídeas.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

Deixe o seu comentário