Adubação Orquídea Substrato

Guia da Oncidium, Adubação e Substrato

Guia da Oncidium, Adubação e Substrato e modo geral, o Oncidium aceita bem a adubação tanto químida como orgânica.

Aconselho sempre para quem está começando o cultivo a optar pela química, do tipo foliar, pois é mais difícil errar a forma de adubação.

A adubação química pode ser homeopática, ou seja, leve, realizada várias vezes em pouca quantidade, pois o adubo em excesso pode queimar as folhas.

Você pode optar pelo adubo foliar para orquídeas. Aplique sempre que for regar a planta, mas para isso deve-se diluir em uma quantidade 7 vezes maior de água.

Ex: se a fórmula aconselha uma colher de café de adubo para um litro de água, utilize 1 colher de café para 7 litros de água.

Guia da Oncidium, Adubação e Substrato

REGA E SUBSTRATO

A rega do Oncidium deve ser feita ao entardecer, pois ele gosta de passar à noite úmido.

Os Oncidium se adaptam bem a vários tipos de substratos, desde pedaços de casca de peroba branca, pequenos pedaços de canela-de-ema e até troncos de parreira. Nos casos de fixar em tutores vivos ou pedaços de árvores, é aconselhada a rega diária.

No caso dos vasos, opte pelos de barro, o substrato mais indicado é a mistura do musgo esfagno (40%) + carvão (30%) + casca de pinus moída (30%). No caso desta mistura, a rega deve ser controlada, apenas molhar quando estiver quase seco, pois este musgo retém bastante umidade.

Também é possível cultivá-lo em pedra brita zero, bem lavada, mas, assim como nas placas e árvores, a rega deverá ser diária, pois a brita não conserva a umidade por muito tempo.

Eles gostam bastante da boa umidade do ar. Para manter o ambiente mais úmido, basta molhar o chão próximo da sua planta.

Aquelas que foram fixadas em árvores, devem receber regas diárias.

As regas deverão ser intensificadas no período de crescimento.

  Substrato
Oncidium Sweet Sugar – Conhecida como chuva de ouro

REPLANTAR E DIVIDIR MUDAS

São plantas fáceis de serem replantadas e podem ser divididas para obtenção de novas mudas.

Partircularmente prefiro não separar os brotos, acho que o efeito visual de uma planta adulta com várias frentes, apresentando diversas hastes forais ao mesmo tempo, é mil vezes mais bonita do que uma pequena planta com uma única haste flora.

Por isso, aconselho a não dividir, o efeito visual é muito mais bonito.

Guia da Oncidium, Adubação e Substrato

Detalhes da orquídea chocolate – Sharry Baby

2 Comments

Deixe o seu comentário