Orquídea

Orquídeas são parasitas? Como cuidar de orquídeas.

A maioria das espécies de orquídeas cresce sobre troncos e galhos de árvores, e suas raízes se espalham de forma até mesmo invasiva. Isso leva às pessoas a pensarem que as orquídeas que crescem em árvores (chamadas epífitas) são parasitas, mas na realidade não são. Elas só vivem sobre a árvore, mas não afetam ela.

De onde elas tiram o alimento então?

Na realidade, essas orquídeas absorvem a água da umidade do ar que está em volta das suas raízes espalhadas. Ela consegue os nutrientes através da matéria orgânica das folhas que vão caindo sobre os galhos, ou sobre as suas raízes. Com os nutrientes absorvidos, a orquídea faz o seu próprio alimento através da fotossíntes

Orquídeas são parasitas?

Orquídea Epífita na Mata Atlântica

Já as plantas parasitas, não produzem tudo o que consomem, e puxam da planta atacada a seiva, utilizando-a como alimento. Não é o caso dessas orquídeas.

Orquídeas plantadas em troncos de árvores.

Por isso, não há problemas para a árvore, quando plantamos orquídeas sobre o seu tronco. Na realidade, a árvore está só servindo de suporte para a orquídea.

Há exceção.

Existem espécies de orquídeas terrestres que são parasitas, mas que atacam os fungos da terra e se alimentam do alimento puxado por ele. Na realidade, os fungos puxam a seiva de uma árvore, e as orquídeas puxam o alimento desse fungo. Estranho, não?

2 Comments

Deixe o seu comentário