Orquídea

Aprenda como cultivar Orquídea Cattleya Walkeriana e Divisão de Mudas – Dicas e cuidados

A Cattleya walkeriana chama a atenção no mundo todo, suas flores são lindas e podem ser encontradas em várias cores e tons: alba (branca), semialba (branca com o labelo lilás), coerulea (de um tom azulado), rosada, lilás, púrpura, vinho…

Algumas Características da Cattleya walkeriana:

Aprecia boa umidade do ar;
Gosta de muita luminosidade, mas sem sol direto;
Não gosta de substrato encharcado;
Resiste a diferentes temperaturas, mas tem preferência por temperaturas entre 20 e 35 graus;
Gosta de vaso que facilite a aeração, ou seja, com boa drenagem;
Deve ser plantada em substrato que não absorva água por muito tempo;
Entre outras…

Aprenda como cultivar Orquídea Cattleya Walkeriana e Divisão de Mudas

Orquídea Cattleya Walkeriana e Divisão de Mudas(Foto: Divulgação)

Quando a sua Cattleya walkeriana chegar em casa…
É preciso trocar de recipiente?

Se sua orquídea veio em um cachepô sem furos… você já aprendeu aqui que toda orquídea morre afogada se ficar imersa na água. Então, é preciso tirá-la daí, do contrário, quando aguar, a água ficará retida.
Você pode escolher replantá-la em um vaso de barro, pois devido a secagem rápida, é um dos seus materiais preferidos, mas também poderia escolher um cachepô de madeira, que é muito comum no cultivo das Vandas.
Eu, se fosse escolher como minha preferência, optaria por um vaso pequeno de barro ou plástico com muitos furos de drenagem, em que ela fique justa, mas que haja um pouco de espaço para crescer. Ele não deve ser muito alto, para facilitar a secagem do substrato e, deve conter vários furos para escoar a água da rega.
Importante! A walkeriana detesta substrato constantemente encharcado, por isso um vaso com boa drenagem é importante.
Os vasos onde costuma ser mais cultivadas são os de barro e o cachepô de madeira, mas pode ser cultivada em vasos de plástico (com boa frenagem), em casca de peroba ou aroeira, painel de pedra…. Ela é bem adaptável.

Para ler sobre vasos, clique AQUI.

Ambiente para Cattleya walkeriana

Escolha um local que seja arejado, que tenha uma leve brisa, mesmo que seja apenas por uma janela.
O local precisa ter ótima luminosidade, mas nunca raios solares diretos, pois suas folhas são delicadas e podem se queimar facilmente.

Em que substrato devo plantá-la?
Você só terá que se preocupar com o substrato se for cultivá-la em vasos, ok? Placas de casca de árvores, árvores vivas e painéis de pedras dispensam substrato.
O material que você pode usar para plantá-la será o mesmo para qualquer orquídea epífita, pois na natureza ela é facilmente encontrada entre pedras ou em árvores.
É importante você saber que ela é bastante adaptável!

Substrato

Pode escolher entre casca de pinus, chips de coco, caroço de açaí, casca de arroz carbonizada, pedra brita esterelizada… e até um mix, ou seja, a mistura de mais de um desses materiais, como: casca de pinus + isopor + carvão vegetal + sphagnum ….

Método Fácil para Divisão de Mudas da Orquídea Cattleya Walkeriana