Orquídea

Aprenda Replantar e cultivo dos Dendrobiums -Dicas e Cuidados

Replantar é um aspecto importante no cultivo dos Dendrobiums.
Eles devem ficar firmes no vaso, com algum suporte. Plantas frouxas nunca se desenvolvem. O vaso deve ser tão pequeno quanto possível, proporcional ao tamanho das raízes.
Um vaso pequeno garante uma melhor drenagem e a secagem das raízes entre as regas. Sob essas condições o substrato se decompõe muito mais devagar e o replante, que é um evento dramático para o Dendrobium, somente será feito a cada três ou quatro anos. Esse intervalo ajuda a produzir raízes vigorosas, o que não seria o caso se replantado anualmente.
O problema do equilíbrio que surge com plantas longas num vaso pequeno, pode ser resolvido colocando o vaso pequeno dentro de um maior e entre eles pedras ou então dependurando o vaso.
O vaso dependurado é ideal para cultivar Dendrobiums pendentes e mais, essa solução beneficia a planta com mais calor e luz, melhora a drenagem e concorre para seu melhor crescimento. Vasos com aberturas no fundo e na lateral arejam o substrato e o seca mais rapidamente.

Aprenda Replantar orquídeas Dendrobiums

Muitos orquidófilos usam placas de xaxim, casca de árvores ou troncos para amarrar os Dendrobiums, criando condições parecidas com as do habitat.
O momento ideal para o replantio é quando as raízes começam a crescer, o que acontece com os Dendrobiums na primavera. É um erro grande replantar quando a orquídea está em repouso, o que pode ocasionar a sua morte.
Algumas precauções a serem a serem observadas :
Não regar por uma ou duas semanas, mantendo a planta na sombra, onde não seja muito quente.
Deve-se usar um spray na folhagem para evitar ressecamento.
O tipo de substrato varia consideravelmente : xaxim, coco, pedaços de casca de pinho, etc.
Não se deve usar asfágno ou outro substrato que retenha muita água.

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas

4 Comments

  • Eu tenho uma na cor amarela, porém nunca florir, caiu todas as folhas não sei que fazer ,por favor me Oriente .
    Quando comprei me disseram que tinha que abandona-la em um lugar sem cuidado algum, depois de ler algumas orientações tenho regado com borrifador, mas preciso de uma palavra que me faça sentir segura em relação a sobrevivência da minha dendrobiuns

  • Gostaria de saber oque fazer para as Orquidia segurar as flores pois as minhas estão florindo e caindo as vezes nem chega a abrir as flores e já Michael e caem

  • Boa noite! Quero saber qual a forma ideal para ter as orquídeas plantadas em palettes? E se preciso passar e o que passar quando elas estão com botões para florir?

Deixe o seu comentário