Orquídea

Como salvar uma orquídeas quase morta – Dicas e cuidados

Onde plantar – Podem ser plantadas em troncos de árvores. Coloque o substrato entre o tronco e a orquídea e una as plantas amarrando-as com um barbante. Depois que a orquídea criar raízes, retire o barbante. Para o enraizamento ocorrer mais rápido, dilua três gotas de complexo B em um litro de água e borrife a planta uma vez por dia. Só dá certo em árvores rugosas, como palmeiras, cajueiros e jaqueiras. Para apartamentos ou casas sem quintal ou jardim, vaso de barro ou plástico e caixa de madeira são os suportes mais indicados.

Luminosidade – Plante sua orquídea debaixo de árvores. Assim ela receberá luz mais branda, por entre as frestas da copa. Se não for possível, exponha a planta ao sol apenas até as 10h. Isso evitará que ela se queime. Quem tem muitas orquídeas pode coloca-las numa estufa, com telas de sombreamento (sombrites) com densidade de 50% a 70%.

Substrato – É a base onde as raízes vão se fixar. Apenas orquídeas terrestres a exemplo das espécies “rabo-de-tatu” e “palmeirinha” admitem areia como substrato. Para outras espécies, use casca de pinus, fibra de coco, carvão, brita, caroços da siriguela ousphagnum (tipo de musgo). Oideal é misturar três substratos: casca de pinus, sphagnume brita; ou carvão, fibra de coco e brita, por exemplo.

Adubos – A adubação da orquídea é feita nas folhas. O hora adequado de aplicar o adubo é quando a planta está fria, de manhã cedo ou à noite. Se a planta estiver quente, a reação pode causar queimaduras. Adube sua orquídea em intervalos de 7 ou 15 dias.

Aguação – Basta umedecer a planta com um borrifador uma vez por dia. A planta morre mais por excesso de água que pela falta dela. Para saber se está na hora de aguar a orquídea, passe o dedo sobre o substrato. Se ainda estiver molhado, não aplique.

Limpeza – Orquidários precisam estar sempre limpos. Retire folhas pretas, queimadas, tanto as que estão na planta como as que caíram. Isso evitará a contaminação por fungos.

UTI Para Orquídeas Esclarecendo Dúvidas

6 Comments

Deixe o seu comentário