Orquídea

Como ter orquídeas dentro de casa – e mantê-las sempre floridas

Com fama de ~delicada demais~, a orquídea é uma flor que todo mundo acha linda, mas muita gente tem medo de ter em casa. “Se eu coloco uma na sala, ela morre só de eu ficar olhando”, brinca a designer Juliana Matteo.

Não é bem assim: as orquídeas apenas precisam de dedicação. Escolhendo as espécies certas e tomando os cuidados adequados (que nem são tão complexos), elas vivem estação após estação e podem estar sempre floridas em um ambiente fechado. Em qualquer lugar do Brasil, seja o clima úmido, seco, quente ou frio.

Conversamos com os orquidófilos Lúcia Midori Morimoto, presidente da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), e Flávio Augusto, membro da União Nacional de Orquidófilos (UNO), para saber todos os detalhes de como cuidar bem dessas belezinhas de flores dentro de casa.

Escolha uma espécie resistente de orquídea

Em primeiro lugar, você precisa saber que nem todas as orquídeas se dão bem em ambientes menos naturais, como o interior de uma casa ou apartamento. “Para os iniciantes, o melhor é escolher uma espécie resistente, como a Phalaenopsis híbrida ou a Cattleya híbrida, que são mais rústicas, requerem menos cuidados e são mais difíceis de matar”, sugere Flávio.

Essas espécies são mais duras na queda porque passaram por vários cruzamentos e trazem nelas a facilidade de adaptação às variadas condições e circunstâncias em que as espécies que as originaram viviam. Salve a miscigenação!

Orquídeas gostam de luz natural e ventilação…

E nos horários certos. “A orquídea deve ficar junto de uma janela, de preferência onde ela pegue o sol da manhã ou da tarde”, ensina Lúcia. Se o sol que bater na janela em que você estiver pensando for o sol do meio-dia, escolha outro lugar, pois ele é muito forte e pode queimar as flores.

Também é bom deixar pelo menos uma frestinha aberta algumas horas por dia, para entrar um arzinho e ventilar as folhas e as flores. Elas precisam, inclusive, da umidade natural que virá nesse ar, por mínima que seja.

como-ter-orquideas-dentro-de-casa-e-mante-las-sempre-floridas