Orquídea

Dendrobium: floração e mudas

Essa Dendrobium, é conhecida popularmente como orquídea-olhos ou olho-de-boneca.
A maioria é epífica Dendrobium , ou seja, é encontrada nas árvores. Em alguns casos, mas isso é  mais raro, são encontradas em rochas e algumas até plantadas em terra.
O gênero Dendrobium é de fácil cultvivo, mas é ideal que se descubra qual é a sua Dendrobium, pois são mais de 450 espécies que fazem parte deste gênero. Somente identificando a sua, você poderá dar os cuidados necessários.
Por exemplo, existem Dendrobium epífitas (que vivem nas árvores e são que são a maioria no grupo), mas também têm aquelas que vivem em pedra e tão raras quanto, as que vivem em terra. Então só sabendo a sua espécie você poderá saber o susbtrato ideal para ela. Isso sem falar de iluminação, rega, ventilação…
Veja as fotos dessa minha Dendrobium, que é epífita, e por isso preferi fixar na minha palmeira. Isso tem cerca de 3 anos.

 

DendrobiumDendrobium

 

 

Nesta mesma planta também estão saindo algumas mudinhas:

DendrobiumDendrobium

 

As pragas que são mais comuns de atacar esse gênero, e por sinal ambas já visitaram essa minha plantinha, são as cochonilhas e os pulgões. Segue a foto desses sugadores para que você consiga identificá-los.

 

Pulgões

 

Cochonilhas

 

O que fiz nas minhas foi pulverizar dimmy diluído em água ou então aquele mata-mosquito SBP, que é a base de água.
Também tem uma técninca alternativa que é lavar com sabão de coco todas as partes infestadas, mas tenho um pouco de nojo desses bichinhos (risos), por isso, nunca usei essa técnica alternativa.

APRENDA A CULTIVAR ALGUMAS ESPÉCIES DE DENDROBIUM

Se você tem um Dendrobium thyrsiflorum, Dendrobium acinaciforme, Dendrobium aduncum, Dendrobium amoenum,  Dendrobium aphyllum (Dendrobium pierardii), Dendrobium chysotoxum, Dendrobium densoflorum, Dendrobium draconis, Dendrobium aggregatum (Dendrobium lindley), Dendrobium  nobile, Dendrobium  pendulum ou Dendrobium crassinode…
Fonte : cynthia blanco