Jardinagem Orquídea

Dicas simples de como fazer um orquidário

As orquídeas despertam a paixão de colecionadores e de qualquer outra pessoa, tanto que é uma das espécies mais utilizadas para presentear, o que eu acho super legal, pois diferentemente de um bouquet de rosas (que depois de um tempinho no vaso com água vai murchar e morrer), as orquídeas duram muitos anos e sempre alegram a casa com a sua bela floração.

Muitas pessoas acham que cuidar de orquídeas é trabalhoso, mas com um pouquinho de paciência e alguns cuidados você pode ter até um orquidário em casa. E você não precisa ter um espaço grande para isso. Se você não dispõe de um ambiente externo, você pode cultivá-las dentro de casa e até mesmo no apartamento, é só colocá-las em prateleiras ou dependurá-las perto de janelas bem iluminadas e se houver incidência direta de sol é bom colocar uma tela pelo lado de fora da janela para que os vasos recebam sol filtrado.

Se você possui espaço disponível no quintal, pode construir um orquidário. Isso pode parecer caro, mas é possível ter um orquidário eficiente a baixo custo. E para isso você precisa ficar atento a alguns pontos.

Escolha um local que receba sol da manhã, para garantir uma iluminação adequada. O tamanho do orquidário vai depender do número de orquídeas que você tem. Num espaço de 20m2 é possível montar um orquidário com capacidade para acomodar até 200 plantas.

Pra a estrutura do orquidário, uma boa solução é usar ripados de madeira ou bambu, cobertos por telhas ou sombrites, que filtram a passagem dos raios solares. É importante que o ambiente seja ventilado e protegido de insetos e outros animais. Em locais expostos ao vento, utilize uma lona transparente ou sombrite também nas laterais.

Outro ponto importante é lembrar que  nem todas as orquídeas são iguais, portanto necessitam de condições diferentes. As orquídeas maiores e que necessitam de bastante aeração  junto as raízes podem ficar penduradas. Uma bancada é um bom lugar para as mudas recém plantadas ou em fase de crescimento. Na parte de baixo podem ficar as espécies que gostam de mais sombra.

3 Comments

  • Adorei as dicas. Tenho uma área bem iluminada e arejada, mas só pega o sol da tarde. Uso um sombrite na parte da tarde para proteger. Tem algum problema as orquídeas não pegar sol da manhã?

  • Lindos orquidários, mas tem que observar ,orquídeas não tolerão lugares muito quentes e que tenham o sol da tarde ,mesmo com sombrites pode ficar quente .Não gostam de ficar muito próxima do telhado.Gostam de umidade do ambiente, mas as raízes enxarcadas nem pensar ,apodrecem.Ventilação é necessária, mas nada dos ventos fortes do sul do país .Alguém disse “no lugar que as orquídeas ficam ,a gente tem que se sentir bem” .

Deixe o seu comentário