Orquídea

Guia da Phalaenopsis /Floração

As flores da Phalaenopsis chegam a durar 3 meses, ao contrário de outras que duram dias ou poucas semanas.
A floração ocorre mais na época do inverno, a queda de temperatura induzirá a formação da haste floral, mas como o ser humano adaptou ambientes e espécies para ter florações durante o ano todo, a sua orquídea pode florecer em outras épocas.
Ah! E é comum ver Phalaenopsis com duas ou três florações durante o ano.

Haste Floral:

Uma dúvida comum é o que fazer depois da queda das flores.
Tem quem aconselhe a cortar de 3 a 5cm da base da orquídea (próximo as folhas) e há quem aconselha cortar acima do terceiro nó. Há ainda, aqueles que dizem que não se deve cortar a haste.
Eu já fiz os três cortes, o que eu prefiro é cortar acima do terceiro nó. Sempre que faço isso, surge uma nova haste do segundo ou terceiro nó e eu sou presenteada com outra floração.
Veja abaixo como contar e onde contar:
Floração
Este é o chamado “nó”. Conte da base(folha) para a ponta 3 nós.
Floração
Corte dois dedos acima do terceiro nó. Use uma tesoura comum ou de poda. É importante que esteja bem amolada e esterelizada. Depois coloque canela em pó no corte, para evitar contaminação por bactérias.
Esta é uma haste que está nascendo a partir do terceiro nó. Dela surgirá novos botões e flores.
Floração
Esta orquídea teve uma nova haste no segundo nó e ainda formou uma muda, próximo ao terceiro nó. Para estimular a formação de mudas, você deverá retirar todas as flores secas e quando não tiver mais flores e botões, salpicar canela em pó por todo o vaso da planta. Ela induzirá a formação de novas mudas. Continue visitando o blog e veja o post que fiz sobre a minha Phalaenopsis que deu três mudas.

Guia da Phalaenopsis /Rega

2 Comments

  • Mas o que faço com esta nova muda que vem brotando. Tenho uma Phaloenpsis com duas hastes e com mudas. As flores nem tinham caído . E como eu replanto ou o que faço. A muda original está com as folhas um pouco murchas apesar de eu hidratá-las sempre. Devo colocar adubo estou com a muda em cima de carvão vegetal,britas e casca de pinho. Desde já meu muito obrigada.

Deixe o seu comentário