Orquídea

O que são Orquídeas Epífitas – Dicas e Cultivos

Uma grande parte das espécies de orquídeas são encontradas na natureza a crescer agarradas aos troncos e ramos de árvores, não são parasitas, como se poderia pensar, porque utilizam os troncos e ramos unicamente como suporte. A esse tipo de plantas, dá-se o nome de epífitas.

Manter estas espécies de orquídeas em nossas casas requer um pouco mais de cuidados mas o efeito final, uma planta a viver unicamente agarrada a um tronco e com uma bonita floração, revela-se uma autêntica maravilha da natureza.

Muitas das orquídeas epífitas são parecidas com as que encontramos com frequência à venda nas lojas e centros de jardinagem. No entanto, esses são geralmente híbridos de maiores dimensões e não é prático mantê-las montadas. São vendidas em vasos, mas com um substracto especial para orquídeas epífitas, podendo variar consoante o tipo de orquídea, que geralmente é um substracto leve, arejado e que proporciona uma boa drenagem a fim de evitar a acumulação de água em excesso nas raízes.

O cultivo de orquídeas montadas, assim se denominam as orquídeas que são cultivadas agarradas a um tronco, ramo ou pedaço de casca de árvore, é um pouco mais difícil e não é tão prático para quem tem as orquídeas em casa. As regas têm que ser feitas com uma maior frequência porque a ausência de substracto leva a uma evaporação rápida da água das raízes podendo causar a desidratação da planta.

Entendendo as orquídeas epifitas….

1 Comment

Deixe o seu comentário