Orquídea

Orquídeas! Na casa ou no apartamento?

As orquídeas se tornaram uma paixão nacional, mas será que você consegue expor toda a sua beleza em lugares privilegiados da casa? Veja algumas dicas de como ostentar esses belezuras cheias de charme no seu lar.

As orquídeas podem conservar-se vistosas e saudáveis com poucos artigos químicos, e com apenas ingredientes que você possui em casa mesmo: como a canela em pó e o sabão de coco, e permanecer precavido aos sinais que a planta produz. Vejamos determinados cuidados e lembre-se os ensinamentos são para quem deseja ter orquídeas dentro de casa ou apartamento:

1. Selecione os vasos de barro aos de plástico. Embora tenham os preços mais elevados, os primeiros apresentam mais porosidade e drenam melhor a água. No entanto se preferir os de plásticos. Fique atenta nas regadas para não encharcar demais a orquídea.

2. Se a base da orquídea ficar a abaixo de um dedo da boca do vaso, é preferível trocá-la de recipiente. O ideal é deixá-la com dois dedos de altitude abaixo da boca do vaso.

3. Para adaptar-se melhor ao novo vaso, observe de qual lado nascem os novos brotos, pois esta é à frente da planta. O lado posterior precisa ser encostado em um dos lados do vaso para firmar melhor o acrescimento da orquídea.
4. Para a permuta de vaso, adicione chips de fibra de coco ou musgo à planta. Este derradeiro dever ser lavado com água para extrair o excesso de areia.

5. Antes de cortar a orquídea (como bastante cuidado), esterilize a tesoura ou faca com água sanitária e álcool e coloque simplesmente com água (uma colher de chá de cada em 500 ml de água). É importante deixar cinco minutos mergulhados na solução já preparada. Repita a operação antes de mexer com outra orquídea para evitar a transmissão de doenças.

6. A canela em pó é um cicatrizante natural, por isso quando descartar uma folha ou corta a planta para fazer mudas, passe o ingrediente no local do corte. Pode ser utilizado a chá de canela desde que o deixe esfriar.

7. Manchas nas folhas podem ser suavizadas com fumo de corda. Ferva desse elemento com água por uma hora até que se transforme uma solução concentrada, que deve ser dissolvida em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

8. Cochonilhas e pulgões podem ser extintos das folhagens com sabão de coco. Faça um caldo do sabão de coco com água naturalmente, borrife um use um tecido sedoso para esfregar as folhas com bastante cuidado. Atenção não borrife as flores somente as folhas.

9. Observe a coloração das folhas. Se por acaso encontrar-se escura, modifique a orquídea de lugar. Quanto mais contato com a claridade, mais ela irá florescer.

10. Ultima dica: coloque placas plásticas para identificar as suas orquídeas. Pode colocar o nome da espécie e marque o período de sua última floração. A próxima florada pode ser acicatada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.